segunda-feira, 18 de maio de 2015

O tal ego publicitário


Quando a gente entra na faculdade, logo nas primeiras semanas ouvimos falar de uma palavra que conhecemos bem, principalmente aqueles que escolheram a carreira publicitária, e mais ainda para aqueles que assim como eu são leoninos. EGO. Acho até que já nascemos com ele inflado, inflamado, enfim, em chamas. É uma coisa do tipo eu era o bebê mais bonito, os meus desenhos eram os melhores, o meu eu de 4 anos era o mais inteligente da turminha, o meu fricasset é o mais gostoso, o meu signo é o mais legal! O fato é que aprendemos que, primeiro a palavra Ego tem um outro sentido, e segundo ele tem dois irmãos, o Id e o SuperEgo.

Desde que eu era pequena ouvia falar da expressão "Freud explica" e só então entendi bem o que significava, porque aquelas 3 "personalidades" diferentes definiam todas as minhas indecisões na vida! Podemos até relacionar isso que aprendemos na Psicologia da Comunicação lá no 1º semestre ao 5º nas aulas de Criação. Lado direito do cérebro, o que comanda as emoções e desperta o lado criativo, e o lado esquerdo do cérebro, o que lida com a razão e desperta o senso crítico, às vezes crítico até demais.

Essa comparação é porque o irmão caçula Id é o lado "idiota" da nossa personalidade, que age por impulso, que pensa no tesão do momento, no que se resume basicamente ele te faz fazer coisas que depois provavelmente irá se arrepender (ou não, porque às vezes vale a pena ser um pouco IDiota). E o irmão com pinta de mais velho é o SuperEgo, o cara chato história, o cérebro dele todo fica do lado esquerdo, é todo racional, calcula riscos e não arrisca, sempre muito certinho, muito "santinho", pra mim esse sempre foi o SuperChato.

E por fim o irmão do meio, assim como eu, é o mais legal, também assim como eu. O Ego é o equilíbrio. Possui os dois lados do cérebro. O Ego neste quesito da psicologia seria aquela parte de nossa personalidade que sempre busca entender os dois lados da questão, analisa os riscos mas também os prazeres. Definindo, (assim como eu) ele é tipo o carinha perfeito, aquele que inteligente e que tem pegada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário