Mesmo antes de saber que existia um nome específico para tudo o que vemos e entendemos desde pequenos, sempre fazíamos associações de significado para as coisas. Quando entramos na faculdade de Publicidade começamos a estudar Semiótica, que vou te contar é uma coisa viciante. Passamos a observar tudo de uma forma diferente.
Para entender melhor as análises dos cartazes que vou fazer logo abaixo é preciso entender um pouco sobre as teorias de Peirce. Para começar tudo o que existe são signos, e tudo que observamos existe a primeiridade, secundidade e terceiridade (que não são velhinhos) de compreensão. A primeiridade corresponde ao primeira impressão imediata, identificar o que é. A secundidade é relacionar a função do signo. E terceiridade é atribuir um valor para aquele signo, o que ele significa.
Eu sei que tudo isso é bem confuso, e demorou bastante até que eu me acostumasse com esses nomes e conceitos. Então vou tentar simplificar, e com os exemplos dos posters todo mundo vai entender tudo das teorias de Peirce!
Os signos são divididos em ícone, índice e símbolo. Como falei antes, ícone é o objeto em si, por exemplo balão. Índice é o que sabemos sobre o objeto, através de experiências, culturas, etc., o balão nesse caso é um objeto de borracha que se infla com ar, muito utilizado em festas. E por fim Símbolo é o valor que atribuímos ao objeto, o que ele significa, o balão pode ser relacionado à crianças, alegria, diversão, aniversários, comemoração, sentimentos bons. E claro tudo isso depende da cultura que se está inserido. Uma vaca na Índia não representa o mesmo que no Brasil, um boi bumbá do Brasil, não significa nada na Índia. Entendeu?
Temos ainda análises de pregnância, podendo ser alta ou baixa. Uma boa pregnância pressupõe uma organização estética do objeto, tendo ele a melhor representação, clara e objetiva, e a maior facilidade de compreensão possível.
Abaixo farei análises semióticas de cartazes de filmes!
Cartaz de "A menina que roubava livros"
Semióticamente falando seria considerado de baixa pregnância, tendo em vista a quantidade de informação, mas o considero rico em detalhes de signos, com os símbolos como a suástica nas bandeiras vermelhas, o próprio fogo, o abraço, os livros destruídos, o fato de estar escuro. Acho esteticamente bonito, harmonioso e centralizado. Além disso super indico o filme e o livro. Chorei.
Polêmicas à parte o cartaz de "Cinquenta tons de Cinza" deixa muito a desejar esteticamente falando. Possui uma boa pregnância na imagem, facilmente compreendida ao primeiro olhar, sem muitos detalhes. Possui poucos signos, o símbolo utilizado não condiz tanto com a ideia que talvez gostariam de passar. Eu esperava mais. Não sei se recomendo o filme, estou esperando o segundo pra ver se melhora.
Os três cartazes abaixo, "Os Vingadores", "Guardiões da Galáxia" e "O Espetacular Homem-Aranha", seguem a mesma linda de criação, bastante utilizada em filmes de ação e super-heróis. Considerados de baixíssima pregnância pela quantidade de informação. É preciso correr o olhar por toda parte para perceber todos os signos presentes. Dentre eles o do Homem-Aranha é o menos "poluído" esteticamente, mas ainda sim possui muitos elementos. Indico todos, principalmente Guardiões, porque amo o Groot! *-*
Nesse cartaz de jogos vorazes fico muito na dúvida a respeito da pregnância. Basicamente existe apenas 3 signos, a personagem, o fogo e o Tordo, mas eles foram colocados todos sobrepostos um ao outro, não facilitando a compreensão de imediato. Este cartaz especificamente tem um símbolo muito forte, pois tudo tem um grande significado na trama do filme. Considero esteticamente bonito e recomendo, mesmo não sendo do meu tipo preferido de filme.
Gosto muito do cartaz de "Avatar". Simples e profundo. Com apenas uma parte de um rosto, ou seja, o que poderíamos considerar apenas um signo, mas possui mais que isso. O olhar é o signo principal, e rodeado por uma pele azul com pontos brilhantes, que falam bastante. São informações. Considero de alta pregnância. E adoro o filme, super recomendo.
De todos é o meu preferido. O cartaz de "Malévola" é de altíssima pregnância. A imagem da personagem é ressaltada e única num fundo branco. Não precisa de mais nada para chamar atenção. Sua expressão, seus chifres e suas roupas são toda a informação que precisa ser passada. E entre todos os filmes aqui está entre os meus preferidos, pelo menos da Disney é o que eu mais gosto disparado!
Quando se trata de animação, "O Rei Leão" é sempre minha referência. Nesse cartaz que considero de média pregnância, existe mensagens, significados muito interessantes. Engraçado como o por do sol acaba ajudando para transformar a imagem ainda mais sentimental, claro, além da imagem de um leão no céu e de um o observando do chão, dando a essa ilustração um significado e tanto! Este filme também está na lista dos preferidos, faz parte da minha infância e da minha vida.
Esse cartaz também me deixa na dúvida quanto à pregnância, pois parece simples, mas é cheio de detalhes subliminares, bem como o próprio filme "Garota Exemplar". Essas faixas parecendo que a imagem não carregou direito, acreditem é assim mesmo, não estão ali por acaso, o olhar transparente na parte superior do cartaz, parecendo que está no céu dá um ar de mistério. E por causa talvez desse "ruído" eu considere de baixa pregnância. Mas o signos pra mim são muito interessantes. Recomendo demais, é um dos melhores filmes de suspense que assisti nos últimos tempos.
Polêmico do trailer, ao cartaz, ao filme, às críticas e tudo que tiver direito. Mas quanto à análise do cartaz de "Nifomaníaca" o considero de alta pregnância, pois apesar de se ter várias pessoas, estão organizadas uma ordem e todas passam a mesma mensagem: orgasmo! O fundo claro dando destaque à cor da pele e às expressões também contribuem para uma estética mais bacana. Eu criei uma expectativa muito grande sobre o(s) filme(s), mas apesar de esperar mais, ainda assim gostei bastante, recomendo.
O clássico "Titanic". Apesar de antigo acho um cartaz muito interessante semióticamente. O casal é posto na parte superior, e o navio é representado basicamente por sua proa vista de baixo para cima, isso dá uma ideia de que ele aponta para o casal. Outra coisa que chama a atenção são as expressões não felizes deles, como se já dissesse que não há um final feliz, acho até que ela estar com o rosto "de costas" para ele reforça ainda mais essa ideia. Apesar de achar uma boa imagem, considero de baixa pregnância por conta da sobreposição das imagens, não dá pra entender bem o abraço entre eles, e que se mistura com as nuvens. Adoro o filme!!
E por fim, mas não menos importante, "Velozes e Furiosos 7" traz uma proposta totalmente diferente dos outros cartazes da série. Um filme sobre velocidade sobre rodas conseguiu impactar a todos com um cartaz sem nenhum carro. Claro que isso se deve ao lado emocional relacionada a morte do (lindo e maravilhoso) ator Paul Walker, um dos protagonista dos filmes. Considero o cartaz de altíssima pregnância e de significado enorme. O fato de ser preto e branco, o ator Vin Disel vestido de preto estar de cabeça baixa e com expressão triste, enquanto do outro lado temos Paul Walker com olhar firme e queixo erguido. Os dois são as dois únicos signos presentes, e ainda assim conseguem imprimir um símbolo marcante. Nem sei o que falar desse filme, sou apaixonada por carro, velocidade, e amava Paul Walker. O filme tem muita ação, história, lições e claro, muita emoção! Recomendo, e choro toda vez.
Muito obrigada! Está me ajudando muito em meus trabalhos de Semiótica! Faço curso de Design Visual o/
ResponderExcluir